segunda-feira, 1 de setembro de 2008

COMO FAZER UM DOCUMENTÁRIO NA ESCOLA

O processo de produção de um documentário mobiliza diferentes capacidades e cria uma relação participativa e horizontal entre estudante/professor, que destituem as relações clássicas, e mostra a importância de um trabalho participativo, horizontal e em equipe. São diferentes dinâmicas e oportunidades de construção do conhecimento:

Na escolha do tema/personagens/abordagens, em que é necessário um exercício “brainstorm”, em que o grupo traz questões do cotidiano, personagens locais e próximos, assuntos difíceis de serem abordados em sala de aula, desejos singulares, começa-se a construir um projeto partilhado.

Na pesquisa, que trará o conhecimento já consolidado, existente, prévio, sobre um determinado tema ou se descobrirá que ele existe apenas na forma “oral” ou mesmo não tem muitas referências.

Outra fase importante é a familiarização com os equipamentos e técnicas: como usar a câmera, o microfone, a iluminação, como “conversar” ou “entrevistar”, como abordar e apresentar o trabalho aos participantes, personagens, etc. Nessa fase é fundamental ficar atento para não repetir simplesmente as linguagens já conhecidas, não “imitar” apenas, a linguagem da TV, buscar outras referências na própria história dos documentários e do audiovisual, incorporando também o conhecimento de cada um como “espectador”.

Na realização do documentário, em que a idéia inicial pode se mostrar “distorcida” ou “muito parcial”, acrescentando-se outros olhares, falas e pontos de vistas diferentes do inicial, que podem, inclusive, transformar o propósito do documentário ou mesmo abandonar a proposta que lhe deu origem.

Na edição, é importante conhecer as diferentes formas de “montar”, selecionar o material filmado. O que vale a pena “deixar”? O documentário pode mudar totalmente na fase da edição/montagem ou seguir o planejado.

Em todas as fases, é preciso interação, participação, troca, lidar com conflitos, sair do lugar clássico do aluno que recebe conhecimento pronto e aprender, menos que solucionar e dar resposta, a construir um campo, a formular um problema.
Autora: Ivana Bentes é Diretora e professora da Escola de Comunicação da UFRJ. Ensaísta, pesquisadora na área de comunicação e cultura com ênfase nas questões relativas ao papel da comunicação, da produção audiovisual e das novas tecnologias na cultura contemporânea. Curadora e apresentadora de TV. Consultora desta série.
Tema: Debate: Cinema documentário e educação

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