sábado, 26 de julho de 2008

Tic’s na Educação

A revolução da informática, da automação e das TIC’s têm gerado novas demandas ao contexto educacional. Para o domínio das novas tecnologias, exige-se do professor uma nova qualificação que atenda às expectativas requeridas pelo novo panorama. Nesse sentido, a qualificação pressupõe a existência de dois componentes básicos do processo educacional: didática pedagógica e conhecimento técnico das novas mídias. Além disso, o professor, como qualquer outro trabalhador, assume um papel de elemento figurante da conjuntura estrutural, pois sem saber manipular, reunir, desagregar e analisar a informação, ele ficará distante do conhecimento, vendo sua situação de marginalização social se agravar frente às novas mudanças.

7 comentários:

Unknown disse...

É extremamente importante para qualquer trabalhador e, principalmente, para o professor acompanhar as mudanças a sua volta, perceber-se inserido num mundo globalizado, onde a tecnologia é um instrumento favorável tanto para o processo de comunicação, como para o de informação, entre outros; e estar alheio a essa realidade faz com que o educador tenha dificuldades em cumprir seu papel social, que é o de contribuir para o processo de libertação e problematização do saber e do conhecimento.

Unknown disse...

As questões referentes ao uso das tecnologias no espaço escolar perpassam obrigatoriamente pela formação de professores eles devem está capacitados,essa capacição pode ser através de oficinas, mini-cursos,seminários etc... pois as novas exigências construídas por uma sociedade definida pela forte presença dos meios de comunicação e pelo desenvolvimento tecnológico que afetou definitivamente o campo da produção e do trabalho.

edjane 4ºperíodo disse...

com os grandesc avanços na sociedade atual é necessários que os profissionais estejam atualizados e capacitados para lidar com a modernizaçao e mudanças que afetam também o setor educacional.Deve-se estar sempre se qualificando para que nao sejam desvalorizados e substituidos por outros.

Neila disse...

É importante para o professor, principalmente, está a todo o tempo informado das inovações tecnológicas, pelo fato de estar numa posição de formador e divulgador de opnião, e a todo o tempo em contato com um público altamente exigente que são os estudante. Além de que no momento atual, aquele que não busca o conhecimento das tecnologias irá se senti como uma pessoa totalmente a parte da evolução social.

Unknown disse...

É importante observar que a melhor proposta educativa para o uso das tecnologias destinadas à educação não é, necessariamente, a que utiliza os recursos tecnológicos mais avançados ou uma rica combinação de mídias, mas a que leva em consideração as características da região, dos indivíduos, do projeto da escola e da qualificação dos professores.
Nesse caso é importante que a escola perceba a importância e a não neutralidade de sua função, assumindo papel político, trabalhando para a superação das desigualdades sociais e uma formação continuada dos professores.

Adriana disse...

De fato o uso das mídias no processo ensino-aprendizagem é de suma importância, visto que são meios facilitadores do processo,quando usados com propriedade por professores e alunos, para isso faz-se necessário a capacitação profissional e a formação contínua como exigência de qualificação´para o bom aproveitamento dos meios.

Dálete Melo disse...

O advento da tecnologia não foge da realidade educacional, se faz necessário que os educadores e professores acompanhem e se adequem ao novo conhecimento tecnológico das novas mídias, caso essa adequação não ocorra, os mesmos ficarão muito distantes da realidade do seu alunado que vem navegando constatemente nas ondas tecnológicas da globalização.