domingo, 27 de julho de 2008

A importância da informática na educação

A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.Hoje é possível encontrar o computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar, o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir desta realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias. As escolas precisam sofrer transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim constituir uma aprendizagem inovadora que leva o indivíduo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional.O ensino por meio da tecnologia ainda é bastante questionado. Muitas escolas no passado introduziam em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. As dúvidas eram grandes em relação a professores e alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em princípio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. Uma outra dúvida pairava entre os educadores: O que ensinar nas aulas de informática?Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática educativa em seus currículos, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores e mais capacitadas para o mercado de trabalho.

14 comentários:

Fran disse...

A informática atualmente, tem um grande papel na sociedade englobando assim, a educação.E o professor tem um papel fundamental, que é "filtrar" tudo que os alunos descobrem na internet, transformado as informações em aprendizagem, para isso, é preciso que ele saiba usar os recursos tecnológicos atuais.
Francisca 4ºperíodo

Lindicely disse...

A atuação da informática nas escolas sem dúvida é muito importante, estamos caminhando para um mundo totalmente tecnológico e a escola precisa participar dessa mudança e sair da linha de acomodação. O texto nos mostra que o futuro profissional cada vez mais exige uma qualificação tecnológica e a escola então precisa ser um suporte para levar o indivíduo a essa transformação pessoal e o mais importante a percepçaõ que realmente se faz necessária.

Juliana Pinheiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Pinheiro disse...

A informática ao longo do tempo se tornou uma ferramenta indispensável em diversos setores, no contexto educacional a utilização da informática ainda não é uma realidade para todos, o que torna os alunos impossibilitados de obeter conhecimentos para sua formação profissional, além disso, deixando a margem da formação tecnológica.4º Período Pedagogia Pio X

Cris disse...

A informática nos tempos de hoje está sendo muito importante em todas as áreas, então é bom que ela esteja inserida na educação. Porque só assim os alunos poderão ter acesso a um computador, principalmente aqueles alunos que não tem condições nenhuma de ter um.E no mundo de hoje precisamos sim,de uma qualificação profissional tecnológica porque na maioria das empresas estão se usando os computadores é preciso que saibamos usá-los.

anapaula disse...

O texto nos mostra a importância da informática não só na educação escolar,mas na sociedade como um todo em todas as áreas em todo o contexto social,na escola em casa no trabalho.
Não há uma única forma nem um único modelo"a escola não é o únicolugar onde se utiliza,o ensino escolar não é a única prática,o professor profissional não é o único praticante.
Da família a comunidade a tecnologia existe de fusão em todos os membros sociais entre as incontráveis práticas dos mistérios do aprender.
Ana Paula 6ºperíodoA

Mário disse...

Sem dúvida a informática ocupa um papel de grande relevância no contexto educacional e em muitos outros,não seria exagero pensar em educação e associar a práticas que envolvam o conhecimento e o possível domínio dessa nova tecnologia por parte dos professores que terão que se adequar as novas demandas que surgiram com o advento da informática.

Anabe disse...

O texto reforça a teoria de que as instituições de ensino devem se adequar as mudanças e transformações provocadas pelo avanço tecnológico e um passo necessário para que isto ocorra é o uso da informática em sala de aula.
A informática é um recurso muito importante, já que pode ser utilizada como um instrumento que facilite o ensino e a aprendizagem, além de despertar e incentivar a participação dos alunos.

Anônimo disse...

O computador talvez seja a presença mais constante entre as novas tecnologias no nosso cotidiano.Com isso, é de fundamental importância o estudo da informática na escola.E o papel do professor portanto, é dar um sentido ao uso da tecnologia já que,o computador trouxe nova situações de aprendizagem, caso contrário, a internet será uma tecnologia a mais que reforçará as formas tradicionais de ensino.

Lindicely disse...

O que se percebe é que o avanço da tecnologia, acompanha o ritmo da globalização, mostra a diversificação dos povos e como é importante cada estudante ficar atento às mudanças que ocorrem a cada segundo de nossas vidas. Dá a entender que aquele que não acompanha o ritmo fica preso ao tempo.
Verônica Aparecida Dantas Martins
6º A

Lindicely disse...

O que se percebe é que o avanço da tecnologia, acompanha o ritmo da globalização, mostra a diversificação dos povos e como é importante cada estudante ficar atento às mudanças que ocorrem a cada segundo de nossas vidas. Dá a entender que aquele que não acompanha o ritmo fica preso ao tempo.
Verônica Aparecida Dantas Martins
6º A

ALINE ROSA disse...

O computador talvez seja a presença mais constante entre as novas tecnologias no nosso cotidiano.Com isso, é de fundamental importância o estudo da informática na escola.E o papel do professor portanto, é dar um sentido ao uso da tecnologia já que,o computador trouxe nova situações de aprendizagem, caso contrário, a internet será uma tecnologia a mais que reforçará as formas tradicionais de ensino.

17 de Agosto de 2008 16:00
ALINE ROSA

Anônimo disse...

eu amei o seu blogger é demais

Profº Talita Gabriel disse...

A importância do mundo virtual para um educando, educador, é essencial para que possa ampliar o seu desenvolvimento em diferentes caminhos, existem escolas que estão já acompanhando esse desenvolvimento, junto com seus educando e educadores, mas infelizmente na cidade onde resido mas não aonde leciono, existe um descasso incrivél com crianças da zona rural que sem condições de pagar um curso, ou até mesmo uma lan-house, ou até por não saberem usar ficam sem poder utilizar as maravilhas da comunicação virtual.
estou expondo isso para que possamos ver que ainda com tanto desenvolvimento nos ambientes virtuais de aprendizagem a desigualdade continua, sei que temos vários desafios, novos caminhos a percorrer mas temos que estar atentas para que o direito das crianças a uso dessas tecnologias também estejam incluidas na vida escolar desses alunos.
realizei dois projeto de inclusão digital para realizar juntos com as educadoras da escola da zona rural, assim que concluido enviarei para vcs.
Prof. Talita